quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Em Nome da Avó

Como todos sabem, a minha avó é completamente sem noção.COMPLETAMENTE! Tanto, que o personagem Joselito do padecido "Hermes e Renato" poderia , com toda certeza, ter se inspirando em my grandma.

E minha vó tem probleminha, um leve probleminha com escolhas de nomes.Principalmente , em nomes de entes queridos. Por exemplo: MEU NOME! Ela resolveu que meu nome seria LADY DIANA, pois ficou deslumbrada com o casamento da Lady Di em 1981. E para vocês terem a noção de como ela ficou deslumbrada com o nome que eu fui nascer um ano depois e ela não esqueceu da porra do nome. E minha mãe , que nunca tem boca pra nada só tem boca pra me encher o saco achou o nome horrível, mas não quis contrariar a sogra. E quem se fodeu de inglesa abaianada? Euzinha, claro. Sofri horrores na escola, gente! E carrego isso na minha fase adulta, pois meus clientes me ligam e falam que o nome da cachorra deles é Lady e soltam aquela risadinha no telefone.Me chamam de Lady Laura, Lady Zu, Lady Kate, Lady Murphy , Lady Creiça etc, etc, etc. Por isso, quem me ama de verdade, me chama de Diana. Ligo em qualquer lugar e a pessoa pergunta o meu nome completo e já tenho que soletrar L-A-D-Y e ai vem uma risadinha do outro lado da linha e soltam "nossa, não vai dizer que é Lady Diana ha ha ha?" e eu com aquela alegria toda já falo que é isso mesmo Lady Diana e eu não tenho culpa de absolutamente nada e que a culpa é da minha vó!

Dois anos depois, nasceu a minha irmã. A sorte dela é que não teve nenhuma celebridade casando, pelo menos , nenhuma celebridade que agradasse minha avó. Mas não dúvido nada que nao tenha passado na cabeça da minha avó de colocar o nome da minha irmã de "Diretas Já". Houve uma briguinha para a escolha do nome da minha irmã e , claro, por culpa de vovó que queria que a minha irmã tivesse o nome do meu pai , mas no feminimo. Meu pai chamava-se Jailton e minha avó bateu o pé para que o nome da minha irmã fosse "JAILTA". JAILTA, MANO ?!?!?! Vocês tem noção disso? Que bom, pois minha avó não tinha. E depois de tanto auê , minha irmã acabou tendo um nome bacana, bonito e , o mais importante, NORMAL e escolhido por mamãe. Chama-se Lilian. Vejam vocês que nome pomposo. E por isso minha irmã está bem de vida hoje em dia, uma pessoa resolvida e sem traumas.

Quando vovó veio visitar o neto, achou um absurdo o nome do meu sobrinho ser LORENZO.Disse que era um nome muito estranho e feio que só o capeta. Tentamos explicar que é um nome forte, que impõe respeito, mas vovó estava irredutível.

Minha vó acha o seguinte: que se tem nome no masculino esse nome pode muito bem ficar no feminino sem maiores consequências. Exemplo:

Henrique , você pode colocar o nome de sua filha de Henrica.
Mário (conhece?) , você pode tranquilamente colocar o nome de sua filha de Mária.
Marcos - Marcas
Kléber - Klébar

E por aí vai.

Mas não posso reclamar muito não, que com os relatos abaixo de nomes registrados em cartório, minha avó é apenas um singelo peidinho no meio desse cagalhaço todo:



Parece piada, mas não é...
Uma empregada doméstica na cidade do Recife-PE deu à filha o nome de "Madeinusa". Quando indagada sobre o motivo do nome a mesma respondeu:
-"É que eu estava pegando suas roupas para lavar e vi a frase "MADE IN USA"; eu achei tão lindo!
No bairro de Boa Viagem, na mesma cidade, um cabeleireiro colocou em seus filhos os nomes do produtos que ele mais utilizava: Shampoo, Secador e Creme Rinse.
Na cidade de Caruaru, também no estado de Pernambuco, um homem colocou em suas filhas os nomes de Autenticada, Xérox e Fotocópia.

Um comentário:

  1. Tem também o Waldiney = Walt Disney
    TEm também o Washigton = Washington DC

    Uma Canadense veio para o Brasil, em 2007. Nos conhecemos, viramos amiguinhas e ela resolveu voltar para os USA (que eu sei que Canadá não tem nada a ver com USA, mas ela estudava no USA, e não no Canadá). E um belo dia, me ligou dizendo que achava que estava grávida. Qual não foi minha surpresa? Ela disse que colocaria o nome do bebê, se menino de Ibirapuera. Sim, meus caros. Eu disse IBIRAPUERA, crê? Mas veio uma linda menina, chamada só e simplesmente, MAIA! uuhhh que alívio.

    ResponderExcluir